quarta-feira, 16 de maio de 2012

A caricatura minimalista de Stanley Chow (VETOR)


Fazendo uma busca de personalidades para fazer caricaturas, deparei com um carinha com muita habilidade com desenhos vetorias e traço contido. Stanley Chow, jovem artista plástico britânico especializado em caricaturas de minimistas de personalidades (músicos, atletas, celebridades) e personagens de filmes e séries de TV.

 

Vetores e formas geométricas são características marcantes na obra do ilustrador, que nunca exagera nas formas, nem nos traços, preferindo usar poucos traços e uma paleta de cores vivas, dando prioridade à plasticidade da simplificação. A modificação da noção de exagero ao colocá-lo apenas como um meio a ser usado ou não. O exagero não é a finalidade – pelo menos não na obra de Stanley Chow.

Entre as obras do artista se destacam as múltiplas faces do personagem James Bond no cinema e a clássica imagem de David Bowie da capa do álbum Aladdin Sane de 1973, revisitada pelo artista de uma maneira extremamente colorida. 
        

A cor, por sinal, é um componente marcante nas obras do artista inglês, na maioria das vezes bastante vivas. E mesmo quando escolhe tonalidades mais escuras – como na caricatura do grupo U2 – as diferentes tonalidades não deixam a caricatura fugir da assinatura de Chow.
“Perseguindo” na procura encontrei outros tantos, mas posso destacar mais dois – Jag Nagra e Ceó Pontual.
Jag Nagra
Ceó Pontual

Gostei de todos, mais do Stanley Chow. E já procurei montar um trabalho próximo ao que ele realiza. 

Não é cópia, plágio ou imitação, até porquê cada um sempre tem um traço diferente.  



Só um trabalhinho “em cima” de uma foto que tenho do ex-Governador  amapaense João Alberto Capiberibe.
Gostei! Gostaram ?

segunda-feira, 14 de maio de 2012

João Alberto Capiberibe (AP)



Todo amapaense sabe quem é a figurinha, aliás, o figuraço. Mas como este blog é "universal" trata-se do ex-governador e Senador João Alberto Capiberibe (AP). Marido da Senadora Janete Capiberibe e pai do atual Governador Camilo Capiberibe.

domingo, 6 de maio de 2012

Como é bom "brincar" com a imagem 2

Depois daquela foto editada do meu primo Antonio JR, exponho um novo estudo agora de uma foto emprestada do blog do meu amigão João Lásaro (porta-retrato-ap.blogspot.com/). Do preto, branco e cinza, dei um colorido artificial. As cores podem estar superexpostas ou superlativas, sei lá, qualquer coisa assim. Observem a foto original em e a "simulada" colorida, legal ou não? Não demora muito tempo para produzir isso quando se tem o tempo suficiente. Eu ainda pequei em alguns detalhes como, por exemplo, contornar alguns entorno das figuras, mas foi tanto para experimentar procedimentos.



Por ser autodidata sempre procuro aprender com meus próprios erros e acertos. Ainda não é uma obra extremamente finalizada por edição, mas estou melhorando. É bacana trabalhar uma foto e notar sair do preto e branco para a cor. Legal. Estou trabalhando noutras fotos de ilustres amapaenses e aspectos de Macapá, sem esquecer meus traços e bicos-de-pena que me completam. Aos amigos deste blog, tão logo que domine bem a técnica lhes direi como fazer e indicarei os programas de computador que usei. Sabendo que um computador não substitui a mão humana, mas agente tenta, ilude-se, igual nossa vida...
 O de preto de óculos é o ex-governador Ivanhoé Gonçalves Martins, o "do meio" é o ex-Ministro Costa Cavalcante e o Engenheiro Clark Charles Platon.
                                                                                                   Aí Lásaro, mais uma pra nossa coleção.