Robert Stephnson Smith Baden Powell, nasceu em Londres, a 22 de Fevereiro de 1857 e foi o quinto dos sete filhos do casal Baden Powell. Seu pai, Reverendo H.G. Baden Powell era pastor da igreja anglicana, sua mãe, Henriqueta Smith era filha do Almirante Wiliam Smith. O pequeno BP conhecido entre os familiares e amigos por Ste, era uma criança magra, nervosa, rosto miúdo, inteligente e esperto.
Logo na escola primária BP escreve a seguinte frase “Quando for grande farei com que os pobres sejam tão ricos como nós, eles devem, como nós, ter o direito à felicidade”. Mais tarde Ste ingressa na escola de Chaterhouse (1870), em Londres. BP era um aluno médio, mas com grande propensão para o desenho, teatro, desporto (futebol) e ciências naturais. Ste, adorava passar horas a fio na pequena mata de Chaterhouse a observar e conviver com os animais e com as plantas. O director do colégio afirmava “este rapaz vale mais do que o seu trabalho de classe faz supor”. Terminado o colégio BP tinha que escolher uma carreira. Com 19 anos sonhava com novas aventuras e viagens, quis por isso ser missionário; sua mãe foi claramente contra e conseguiu convence-lo a não o fazer. Robert escolhe então a carreira militar.
No Amapá, em um passeio fluvial – no rio Amapari (Serra do Navio), na “corredeira” encoberta pela cheia do rio, denominada Rimape, onde no início dos anos 60, de triste memória para o povo amapaense um grupo de escotismo “lobinhos”, ao romper a passarela sobre o rio, uns seis morrem afogados, causando grande comoção na pacata cidade de Macapá àquela época. Dentre os “lobinhos” mortos nesse episódio, lembramos os nomes de Antônio Sérgio qual leva o nome da escola da APAE em Macapá (filho da Profª Altair Ribeiro e seu esposo Coronel Luís Ribeiro) que desenvolveram atividades administrativas no antigo ex-território Federal do Amapá e de Adilson José Pinto Pereira, filho de uma tradicional família amapaense (Otaciano Bento Pereira e Irene Pereira). Um logradouro público (avenida) no bairro São Lazaro homenageia esse “lobinho”. Chefiava esse grupo o Senhor Expedito da Cunha Ferro, o 91, como era conhecido nos meios futebolísticos do Amapá. Era juiz de futebol, além de professor de Educação Física.
- Existem 4 Grupos Escoteiros em MACAPÁ:
GRUPO ESCOTEIRO VEIGA CABRAL - 1/APR ELIEZER LEVY, 940 - LAGUINHOCEP 68900-140 - MACAPÁ (12/09/1945)
GRUPO ESCOTEIRO do Mar MARCILIO DIAS - 2/APR ELEZER LEVY, 2657 - TREM
CEP 68900-140 - MACAPÁ
GRUPO ESCOTEIRO AMAPÁ - 8/APRUA NOVE, 698 - MARABAIXO III
CEP 68906-519 - MACAPÁ
GRUPO ESCOTEIRO HUMBERTO SANTOS - 12/APAV JOSE LOUREIRO DE SENA, 2015 - NOVO HORIZONTE
CEP 68909-380 - MACAPÁ
Leia mais: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/dia-mundial-do-escoteiro/dia-mundial-do-escoteiro-4.php
Desenho: Diniz Botelho, bico de pena, 05/1980