segunda-feira, 10 de novembro de 2014

GRUTA - Grêmio Recreativo dos Universitários do Amapá

Muitos amapaenses, hoje, desconhecem a origem do lugar "grutaou mata do Gruta do Zerão localizado no bairro Universidade, área de ressaca, hoje é uma ‘ passagem’ por trás da Universidade Federal do Amapá (0°00'24.1"S 51°06'24.7"W ou -0.006688, -51.106853), próximo ao Marco Zero do Equador.
Ali passa um braço do Igarapé da Fortaleza e é feito balneário inclusive já tendo vítimas fatais por afogamento.
http://casteloroger.blogspot.com.br/2013/08/reabertura-da-biblioteca-na-apa-da.html
Então qual foi a origem deste nome GRUTA? 
Durante os anos 70 aquela área ainda era desabitada mas bastante visitada devido o Igarapé que lá corre. Eram pequenos pescadores, amantes do laser entre outros. Naqueles anos 70´s muitos jovens doutores amapaenses recem formados faziam do lugar uma áre de laser e descontração. Havia um descampado onde se podia bater uma bolinha, uma cervejinha e um banho no igarapé.
Acervo Particular
 Para se chegar no lugar precisava passar por uns arvoredos encopados que formava uma espécie de gruta bastante exuberante. Daí os, na sua maioria, engenheiros e arquitetos criaram o Grêmio Recreativo dos Universitários do Território do Amapá - GRUTA. Edmundo Botelho (Arquiteto e Urbanista); Homobono (Arquiteto); Salomão Eugable; Deodato; Hercílio Mescouto; Pastana (Engenheiros Civis); entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quaquer cópia de imagens deverá ser respeitada e citado o autor e original.